top of page

8 Recomendações que os Pais nunca devem fazer a um Adolescente


Estas recomendações devem lidas com muita atenção de forma a evitar que as mesmas aconteçam, para que a sua relação com o seu filho/a adolescente seja a melhor possível. Esta nova etapa que o seu filho/a vive, é um momento único de grandes emoções, e nós pais, temos o dever de acompanhar e saber acompanhar da melhor forma.

1. Evitar estar constantemente a critica de forma depreciativa

Quando as críticas não são construtivas, prejudicam a auto-estima do seu filho. O seu filho ao ver os seus pais acharem que é preguiçoso, vai levá-lo a pensar que não vale a pena mais se esforçar. Elogie sempre que o seu filho. Quando acontece algo que não seja positivo tente inteirar-se do que se passou, e ajude-o.

2. Evitar contar a terceiros as confidências do adolescente

Para os adolescentes a confiança é muito relevante para o seu bem-estar. Exibir a intimidade do seu filho irá deixá-lo constrangido, transportando a uma quebra de confiança bem como o elo que o seu filho tinha consigo anteriormente, neste seguimento, surge o isolamento parental, e leva procurar partilhar as suas confidências aos seus pares.

3. Evitar fazer chantagem

Pode dar gratificações pelas conquistas relevantes do seu filho, mas nunca as use como intimações.

4. Evitar fazer comparações com familiares ou conhecidos

Em vez de estimular comportamentos, vai estimular sentimentos negativos de desvalorização. O seu filho pode incitar a uma atitude oposta à que pretende, somente para o contrariar.

5. Evitar dizer mal dos amigos

Não avalie os amigos, mas sim os seus comportamentos, não exponha o seu desagrado pelos mesmos, mas sim, pelos seus comportamentos desses amigos.

6. Evitar invadir a privacidade

Aprenda a respeitar a privacidade do seu filho, e a dar-lhe o seu novo espaço. Não seja excessivamente controlador da vida do seu filho. É relevante assegurar o seu bem-estar, mas esta comprovação não indica vigiá-lo constantemente a todo o instante.

7. Evitar proibir tudo e mais alguma coisa

Deve determinar limites bem com as suas regras, mas permitir alguma independência. Os filhos precisam saber que são os pais quem determinam o grau de independência a que têm direito e que têm a responsabilidade de mostrar um bom comportamento para manter essa liberdade.

8. Evitar ameaçar e não cumprir

Nunca faça nenhuma ameaça que não vai conseguir realizar, pois caso aconteça irá-lo desacreditar perante o seu filho.

bottom of page